ATIVIDADES

A ilha de Itamaracá não é um destino onde você encontrará bares modernos, boates, lojas de fast food e lojas de moda ou restaurantes de grande porte. É descontraído e perfeito para relaxar em uma rede com uma cerveja gelada. Ou fazer caminhadas lentas ao longo dos quilômetros de praias de areia branca e parar ocasionalmente debaixo de uma palmeira para se refrescar com água fria de coco, bebida de um coco verde fresco. Mas isso não é tudo…

As Praias

Compreensivelmente, a maioria das atividades são nas praias e no mar. No entanto, a ilha tem evitado o turismo  em massa e a construção na beira mar de grandes edificios de vários andares, as pessoas podem aproveitar a vida de praieira simples que a ilha oferece. Praticamente todas as acomodações estão próximas das praias, pra passar o tempo na praia não precisa de nenhuma explicação ... mas lembre-se de sua proteção solar como o índice de sol pode ser muito alto.

O Mar

O mar ao redor da ilha é seguro e calmo - perfeito para nadar, remar ou apenas para se refrescar. Os barcos (com marinheiros) podem ser alugados para viagens longas ou curtas (por exemplo, para a pequena ilhota da Coroa do Avião, ou piscinas naturais ou para uma volta completa pela ilha). Há uma popular escola de kite surf, um iate clube, marinas, e muitos aproveitam a brisa do windsurfe ou da vela, e você também pode andar de caiaque até o recife ou até os manguezais.

Os Recifes

Pequenas piscinas de areia no meio dos recifes permitem ancorar os barcos e, na maré baixa, a água está apenas a uma profundidade da cintura, apesar de estar bem afastado do mar. O mergulho com snorkel é popular, mas atualmente não há mergulho organizado e guiado, embora haja 3 escolas para isso em Recife, e muitos naufrágios  para visitar ao largo da costa para cima e para baixo no Estado de Pernambuco.

As Matas e Reservas

Existem várias trilhas pelas muitas fmatas da ilha, e a histórica trilha holandesa do Forte até Vila Velha é a mais conhecida e mantida.

Os caminhantes podem descobrir a natureza bela, vistas deslumbrantes e ruínas escondidas, mas deve ter em mente que os chinelos e sandálias não são calçados adequados para essas trilhas, será necessário um bom protetor solar, e carregar bastante água potável é uma obrigação.

Forte Orange

Uma grande estrutura de pedra, construída pelos portugueses cerca de 300 anos atrás, no local de um antigo forte holandês (daí o nome Orange e conexões locais). O Forte acaba de reabrir depois de um investimento de três anos e R$ 27 milhões para estudos arqueológicos e melhorias em sua infra-estrutura e instalações, e foi recentemente nomeado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Atualmente sendo discutido como um local para mais eventos públicos, definitivamente vale a pena uma visita ...

Corõa de Avião

Famosa por todo o país, por uma pequena faixa de areia, você pode desfrutar de uma viagem de ida e volta de barco a esta pequena ilha com formato de cartão-postal, onde vários restaurantes oferecem bebidas e alimentos. Bonita, tranquila e muito relaxante.

Conheça O Forte e Corõa de Avião: https://youtu.be/zsR6Wf23cjo

Peixe Boi (atualmente em reforma, devido a reabertura em 2020)

Dedicada ao estudo e à proteção dos peixes-boi (também conhecidos como vacas marinhas), O Parque temático do Peixe-Boi-Marinho fica localizado ao sul da ilha de Itamaracá, também conhecido por 'Projeto Peixe-Boi', sendo um projeto ambiental criado pelo IBAMA com objetivo de estudar e preservar a espécie. Fica situado próximo ao Forte Orange, onde os animais são identificados, tratados e reabilitados para voltar ao habitat natural. O visitante terá acompanhamento de guias e poderá assistir ao cinema com projeções de documentários, além de contar com lojinhas de souvenires.

Atrativos: abriga oceanário aberto a visitação e museu temático.

Lagoa Azul

Talvez o "azul" no título seja um pouco ilusório, mas este lago de água doce tem um passeio e tirolesa, atividades aquáticas como natação, canoas e gaivotas, além de um restaurante e bar.

Lagoa da Mata

Sua localização "secreta", conhecida apenas pelos habitantes locais, é um grande lago de água doce cercado pela mata. Belíssima, é um ótimo lugar para passar um tempo, fazer um churrasco ou simplesmente nadar e relaxar. Durante a semana você pode até ter tudo para si mesmo ...

Praça do Pilar

Além de visitar os bares e lojas, atente para os ocasionais eventos especiais realizados aqui pela prefeitura, onde a entrada é sempre gratuita: música ao vivo de bandas populares, orquestras, demonstrações esportivas e danças, e, claro, festivais como o carnaval anual realizou cada terça-feira gorda, quando os homens se vestem como mulheres! Alguns são claramente melhores do que outros ...

Vila Velha

O lugar original da ocupação da ilha que remonta 500 anos, ainda há um pouco ainda remanescente. No entanto, este é o local da segunda igreja mais antiga do Brasil, a vista de lá para o mar é de tirar o fôlego, e a pequena oficina de artesanato vale a pena uma visita.

CONTATE-NOS